
O Banco Central do Brasil (BCB), também conhecido como Bacen, é a principal instituição financeira do país e desempenha um papel fundamental na economia.
Por ser uma autarquia, ele está ligado ao governo, mas atualmente possui autonomia administrativa e financeira, sendo responsável por implementar a política monetária e cambial do país, além de supervisionar o sistema financeiro.
Essa autonomia permite a tomada de decisões sem sofrer pressões políticas.
Principais funções do Banco Central do Brasil
O Banco Central não efetua operações bancárias como um banco comercial, e entre suas funções está a regularização, fiscalização e fornecimento de diretrizes para que o sistema financeiro caminhe de forma estável e segura.
Ele também incentiva a inovação e criação de novas tecnologias com a intenção de modernizar o sistema, tornando-o mais mais seguro e eficiente. Entre essas modernizações estão a criação do PIX, Open Finance e o DREX (versão digital da moeda brasileira que ainda está em fase de estudo).
Política monetária e controle da inflação
Cabe ao Banco Central o controle e manutenção da taxa básica de juros (Selic), que serve de referência para outras taxas de juros, impactando em transações como empréstimos, financiamentos e investimentos, refletindo inclusive no rendimento da poupança, e como afeta o consumo a taxa Selic impacta na inflação do país.
A Selic é ajustada pelo Comitê de Política Monetária (Copom), que se reúne a cada 45 dias e analisa o cenário econômico. Em caso de aumento ela torna o crédito mais caro, desestimulando o consumo e contendo a inflação. Quando necessário a taxa é reduzida, estimulando a economia.
Emissão de moeda e reservas internacionais
Embora a Casa da Moeda seja responsável pela fabricação do dinheiro físico (cédulas e moedas), é o Banco Central quem decide sobre a quantidade de dinheiro em circulação, baseando-se nas necessidades econômicas e nas políticas monetárias.
Ele também administra as reservas internacionais do país, que são reservas de moedas estrangeiras (principalmente dólares), que ajudam a estabilizar o valor do real frente ao dólar e são uma proteção contra crises externas.
Em algumas situações o Banco Central pode intervir no mercado de câmbio para evitar oscilações bruscas que possam prejudicar a economia.
Regulação e Fiscalização do Sistema Financeiro
O Banco Central supervisiona bancos e outras instituições financeiras no Brasil. Ele estabelece regras e normas para garantir que os bancos operem de forma segura e estável, minimizando os riscos de crise financeira. Além disso, o Banco Central protege os interesses dos consumidores, garantindo que os bancos sigam práticas justas.
Em situações de crise o Banco Central pode adotar medidas emergenciais para assegurar o bom funcionamento do sistema financeiro.